Fruto-oligossacarídios: FOS

São oligossacarídios (açucares formados pela união de dois a oito monossacarídios) que não podem ser digeridos pelas enzimas do Trato Gastrintestinal humano, sendo transportados diretamente ao Cólon, onde sofrem fermentação pelas bifidubactérias. Esta fermentação produz Ácidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC), principalmente o Butirato, que contribui imensamente para a Saúde do Cólon, pois inibe o crescimento de células cancerígenas, devido à redução do pH no Intestino Grosso.

Quando os Fruto-oligossacarídios alcançam o Cólon, sofrem fermentação pela flora bacteriana local e contribuem para a Saúde Intestinal. Alimentam as Bifidubactérias, considerados microrganismos “do bem”, que inibirem a proliferação de micro-organismos patogênicos e a formação de células cancerígenas. Além disso, aumentam a saciedade e melhoram a Imunidade do organismo em geral.

Os FOS são considerados Fibras Funcionais Prebióticas, pertencentes à classe dos Frutanos (um tipo de Carboidrato indigerível, cuja atuação é similar à das fibras solúveis), que está presente em hortaliças como alho, alho-porró, alcachofras, aspargos, bardana, cebola, chicória, trigo e yacon, Os FOS podem ser encontradas em farmácias, sob a forma de prébióticos sintéticos, indicados para equilibrar a flora bacteriana no Intestino Grosso e melhorar o transito intestinal.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável