Escorbuto ou Deficiência de Vitamina C
O Escorbuto é uma doença carencial que acomete pele, gengivas, articulações e mucosas do corpo, causada pela deficiência grave de Vitamina C, também conhecida como Ácido Ascórbico.
Esta doença, que acomete gengivas, pele, articulações e mucosas do corpo, causando hemorragias e sangramentos intensos com feridas que não cicatrizam, é causada pela deficiência grave de Vitamina C na dieta, o que impossibilita a produção do Colágeno, essencial para sustentar pele, ligamentos e cartilagens.
O Escorbuto através dos Tempos
Escorbuto foi uma doença bastante disseminada pelo mundo, que hoje tornou-se rara, restringindo-se às crianças de tenra idade e aos recém-nascidos. Os relatos históricos desta doença relatam que:
1. Os Registros sobre o Escorbuto
Os registros históricos sobre esta doença remontam a aproximadamente o ano de 1500 a.C., no Antigo Egito. Mais tarde, Hipócrates, o pai da Medicina, também descreveu esta doença.
2. O Escorbuto na Idade Média
Durante a Idade Média, o Escorbuto desempenhou um importante papel em alguns conflitos. O exército de Luís IX de França foi muito afetado pela doença nos finais da 7ª Cruzada, o que evitou a conquista do Egito.
3. O Escorbuto nos Países Nórdicos
Esta doença foi muito conhecida e bastante registrada em países nórdicos, especialmente durante os rigorosos invernos, quando a produção de alimentos frescos sempre se tornava dificultada.
4. A Descoberta da Prevenção do Escorbuto
Por volta do ano de 1800, descobriu-se que esta doença poderia ser evitada, desde que se adicionasse suco de limão e repolho azedo à dieta dos marinheiros, durante as grandes embarcações.
Muito mais tarde, verificou-se que a verdadeira razão desta proteção contra a doença residia no fato de esses alimentos conterem grandes quantidades de Vitamina C.
À esta época tornou-se claro que a doença podia ser facilmente prevenida e controlada, bastando ingerir pequenas doses diárias, através de certos alimentos, para proteger o corpo e evitar o Escorbuto.
Sintomas Gerais da Presença de Escorbuto
Os sintomas de Escorbuto, geralmente, começam a surgir depois de aproximadamente três meses de ingestão insuficiente de Vitamina C e envolvem sangramentos espontâneos e inflamações, destacando-se:
- Aparecimento de pequenas manchas vermelho-azuiladas na pele
- Dores em músculos e articulações
- Sangramento e inchaço das gengivas
- Inchaço com pus na língua ou nas gengivas
- Queda de dentes
- Cansaço
As manchas iniciais partem dos folículos pilosos, onde os cabelos crescem para fora da pele. Em geral, ocorrem nas pernas e, em decorrência da fragilidade capilar, rompem-se com facilidade.
Sem tratamento, as manchas podem crescer e se fundir umas nas outras, tornando-se grandes e escuras. Com o passar do tempo, ocorrem hemorragias, que podem atingir outras partes do corpo e até levar à morte.
As hemorragias nas gengivas crescem, formando uma tumefação purulenta (inchaço com pus) com dores e deformações das gengivas, que levam à desestabilização e queda dos dentes.
Prevenção e Tratamento contra Escorbuto
Escorbuto é uma doença carencial totalmente relacionada à má alimentação, uma vez que a Vitamina C é muito abundante em hortaliças e frutas frescas que são facilmente obtidas pela população. Por isso, tanto para a prevenção quanto para o tratamento esta doença, é suficiente:
1. Conhecer as Principais Fontes Alimentares de Vitamina C
A Vitamina C é encontrada especialmente em frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, tangerina, e em vegetais folhosos de cor verde escura, como brócolis, couve-flor, repolho e espinafre. Outros alimentos incluem: azeitonas, tomate, pimentão verde, goiaba, melancia, mamão, morango, manga, mel.
2. Incluir os Alimentos Ricos em Vitamina C na Dieta
A Vitamina C é um nutriente essencial, também conhecido como Ácido Ascórbico. Por isso, alimentos ricos em Vitamina C são considerados antiescorbúticos e devem estar presentes na alimentação diária.