Disbiose: Desequilíbrio da Microbiota Intestinal
Disbiose é o desequilíbrio da Microbiota Intestinal, que ocorre quando o número de Bactérias Maléficas (causadoras de doenças) supera o número de Bactérias Benéficas (protetoras da Saúde).
Quando a população de bactérias prejudiciais à Saúde aumenta, a Mucosa Intestinal é atacada e se torna permeável, perdendo sua seletividade e a condição de barreira protetora da Saúde intestinal.
Quando a Mucosa Intestinal é danificada, torna-se permeável, permitindo a entrada de compostos nocivos e bactérias causadoras de doenças na corrente sanguínea. Isso torna o organismo vulnerável e suscetível ao desenvolvimento de diversas doenças.
O Papel da Mucosa Intestinal na Disbiose
O Intestino Humano constitui o maior órgão de defesa do organismo, sendo responsável pela ocorrência de diversas Reações Imunológicas. Isso acontece graças à presença de:
- Anticorpos: como a Imunoglobulina A Secretora;
- Células de defesa: que compõem o Sistema Imunológico;
- Microbiota Intestinal: as bactérias da Flora Intestinal, que são abrigadas neste órgão.
1. Importância da Saúde da Mucosa Intestinal
A Microbiota Intestinal ou Flora Intestinal é formada por cerca de 100 trilhões de micro-organismos abrangendo mais de 500 espécies diferentes com restrição para alguns gêneros de Bactérias.
Esta população de bactérias atua como um “superorganismo”, que desempenha um papel crucial, tanto na Saúde do organismo todo, quanto no desenvolvimento de diversas doenças.
Este superorganismo que é a Microbiota é revestida pela Mucosa Intestinal, que é formada por:
- Enterócitos: as células do Intestino Delgado; e
- Colonócitos: as células do Cólon, que é a maior parte do Intestino Grosso.
Uma das principais funções da Mucosa Intestinal é atuar como uma barreira, que impede moléculas e micro-organismos patogênicos (causadores de doenças) de entrarem na Circulação Sanguínea.
Logo, a Integridade da Mucosa Intestinal é fundamental tanto para a Saúde Intestinal, quanto para que o Sistema Imunológico se fortaleça, o que irá beneficiar a Imunidade do organismo todo.
2. Microbiota Intestinal e Integridade da Mucosa Intestinal
A Integridade da Mucosa Intestinal está ligada a um equilíbrio entre bactérias intestinais benéficas e maléficas, que é totalmente dependente de uma Nutrição saudável e adequada das células que formam esta mucosa, os Enterócitos e os Colonócitos.
Alimentação de má qualidade prejudica a Saúde e afeta a Integridade de Enterócitos e Colonócitos.
A falta de Saúde de Enterócitos e Colonócitos compromete o ambiente intestinal. Isso leva à proliferação de bactérias nocivas, causadoras de danos nestas células, que são as formadoras da Mucosa Intestinal.
Os danos causados na Mucosa Intestinal prejudicam:
- Seu desempenho: como barreira de defesa;
- O Intestino Grosso: tornando o órgão vulnerável ao surgimento de infecções e diversas doenças.
3. Mucosa Intestinal Danificada Leva à Disbiose
Quando a Mucosa Intestinal está danificada e apresenta suas paredes intestinais lesadas, o que pode ser observado na imagem inicial deste post, haverá permeabilidade intestinal.
Esta permeabilidade torna possível a entrada de substâncias tóxicas ou nocivas e de micro-organismos patogênicos ou que são causadores de doenças, caracterizando uma Disbiose.
Portanto, a Disbiose é caracterizada pelo desequilíbrio entre bactérias benéficas e prejudiciais à Saúde.
Permeabilidade intestinal que acarreta desequilíbrio da Microbiota Intestinal leva ao desenvolvimento de:
- Doença de Chron;
- Doença Inflamatória Intestinal Crônica;
- Câncer;
- Transtornos do Humor;
- Depressão;
- E muitas outras doenças: pela supressão do Sistema Imunológico.
Como Prevenir e Combater a Disbiose?
O equilíbrio entre Bactérias Benéficas e Maléficas, no Intestino, determina a Saúde da Mucosa Intestinal.
Assim sendo, o tratamento da Disbiose é totalmente dependente do reequilíbrio da alimentação praticada pelo indivíduo e será determinante da Saúde Intestinal e da força do seu Sistema Imune.
Portanto, a Imunidade do organismo necessita da prática de uma Alimentação Saudável e rica em Alimentos Probióticos, como os Lactobacillus, e Prebióticos, como o Amido Resistente.