Detoxificação Hepática
Detoxificação Hepática é o nome dado ao conjunto de processos executados pelo Fígado (órgão central do Metabolismo) para inativação e eliminação de substâncias tóxicas (pesticidas, fertilizantes, agrotóxicos, poluentes do ar, aditivos alimentares, drogas e álcool) do organismo. na retirada de substâncias tóxicas do organismo.
A Detoxificação consiste no trabalho executado pelo Fígado para viabilizar a retirada de substâncias tóxicas do organismo. Essas substâncias, conhecidas como xenobióticos, podem ser encontradas em água, ar e alimentos, e caso não sejam eliminadas do organismo serão responsáveis por problemas generalizados, que vão desde dificuldade em emagrecer, acne, infecções, depressão e muitas doenças.
O Fígado filtra as substâncias tóxicas do Sangue e realiza seu processo de detoxificação em duas fases. Na Fase 1 ocorre uma biotransformação para a inativação dessas toxinas e a Fase 2 é responsável por transformar os produtos formadas pela Fase 1 em moléculas passíveis de serem eliminadas do organismo, através da Pele (suor), dos Rins (urina) e dos Pulmões.
A capacidade de Detoxificação Hepática é influenciada pelo tipo de alimentação praticada, estilo de vida, atividade física, meio ambiente, carga tóxica, uso de medicamentos, polimorfismos genéticos, idade, gênero e produção hormonal. O bom funcionamento desse processo evita uma maior carga de toxinas e um possível desenvolvimento de alguma doença crônica.
É o nome dado ao conjunto de processos executados pelo Fígado (órgão central do Metabolismo) para inativação e eliminação de substâncias tóxicas (pesticidas, fertilizantes, agrotóxicos, poluentes do ar, aditivos alimentares, drogas e álcool) do organismo.