Colonócitos e Bactérias Colônicas
Os Colonócitos são células pertencentes ao Cólon, parte do Intestino Grosso, que juntamente com os Enterócitos, células pertencentes ao Intestino Delgado, fazem parte da Mucosa Intestinal.
As Bactérias Colônicas são um grupo de bactérias que compõem a Flora ou Microbiota Intestinal e “habitam” o Cólon (no Intestino Grosso), onde atuam em diversos processos, como a Digestão de Alimentos, Absorção de Água, Preparo do Meio para Proliferação de Bactérias Benéficas ao organismo, Bom Funcionamento Intestinal, Saúde e Imunidade da Mucosa Intestinal e o Monitorando do organismo contra micro-organismos causadores de doenças ou patogênicos, dentre outros processos.
Trato Gastrintestinal e Microbiota Intestinal
O Trato Gastrintestinal Humano (TGIH), comumente conhecido como “intestino”, é o maior órgão de defesa do corpo, uma vez que, diariamente, recebe, digere e metaboliza água e alimentos oriundos do meio externo. Além disso, o TGIH abriga um grande ecossistema que é a nossa Microbiota Intestinal.
Por tudo isso, no TGIH está localizado 70% dos componentes do Sistema Imunológico, o responsável pela defesa do organismo contra substâncias nocivas e micro-organismos patogênicos e causadores de danos à Saúde. Diversas reações imunológicas ocorrem neste órgão, graças à presença de anticorpos e várias outras células de defesa, conhecidas coletivamente como Células Imunocompetentes.
A Microbiota Intestinal é um “superorganismo” composto por cerca de 100 trilhões de bactérias, abrangendo mais de 500 espécies diferentes. Um verdadeiro ecossistema que desempenha um papel fundamental tanto na defesa do organismo, quanto no desenvolvimento de infecções e doenças.
Esta microbiota está situada na região mais baixa do TGIH: final do Intestino Delgado e no Cólon, a maior parte do Intestino Grosso. Esta região é revestida por uma membrana conhecida como Mucosa Intestinal, que é composta por células denominadas Enterócitos e Colonócitos.
O Importante Papel da Mucosa Intestinal
Uma das principais funções da Mucosa Intestinal é atuar como barreira, que impede substâncias nocivas e micro-organismos patogênicos (causadores de doenças) de entrarem na Circulação Sanguínea.
A integridade da Mucosa Intestinal está ligada a um equilíbrio entre as Bactérias Intestinais, que é dependente de uma Nutrição Saudável de Enterócitos e Colonócitos, que são as células que compõem a Mucosa Intestinal. Portanto, a Saúde desta mucosa é determinante da Imunidade do organismo!
Quando a Mucosa Intestinal está danificada (paredes intestinais lesadas), ocorre permeabilidade. isto é: torna-se possível a entrada de substâncias e micro-organismos patogênicos, causando Disbiose, caracterizada pelo desequilíbrio entre bactérias benéficas e prejudiciais, levando ao desenvolvimento de várias doenças, (inflamatórias intestinais, Câncer…), pela supressão do Sistema Imune.
A Imunidade Depende da Saúde Intestinal
O exposto acima, trona evidente que o equilíbrio entre Bactérias Benéficas e Maléficas é dependente da alimentação praticada por cada indivíduo, o que irá determinar a Integridade da Mucosa Intestinal.
Quando a população de bactérias prejudiciais à Saúde aumenta, a Mucosa Intestinal é atacada e perde sua condição de barreira protetora. Uma Mucosa Intestinal danificada torna-se permeável, permitindo a entrada de compostos nocivos e bactérias causadoras de doenças na corrente sanguínea. Isso torna o organismo vulnerável e suscetível ao desenvolvimento de diversas doenças.
Como Fortalecer a Imunidade do Organismo
Como visto acima, a força do Sistema Imune depende de uma Microbiota saudável o que pode ser facilmente alcançado com a prática de uma alimentação equilibrada.
Quando a Mucosa Intestinal perde sua condição de barreira natural, o Sistema Imune se enfraquece e o organismo torna-se vulnerável a desenvolver infecções, doenças, intolerâncias e alergias alimentares. Logo. a Imunidade do organismo necessita da prática de uma Alimentação Saudável.
Para reverter o desequilíbrio entre as bactérias intestinais, é essencial restabelecer a Saúde da Microbiota Intestinal, o que pode ser facilmente obtido prática de uma Alimentação Saudável e rica em Alimentos Probióticos (como os Lactobacillus) e Fibras Prebióticos (como o Amido Resistente).