Colágeno
O Colágeno constitui a maior classe de proteínas fundamentais e está presente exclusivamente em células do tecido conjuntivo de animais. Representa 30% do total de proteínas presentes no corpo humano e, por isso, é considerada a proteína mais abundante no organismo.
A principal função dessa classe de proteínas de origem animal é dar firmeza à pele, às cartilagens e, em geral, a todas as estruturas do corpo que não necessitam da sustentação dos ossos, mas, apenas de um suporte, como é o caso, por exemplo, das orelhas.
Funções do Colágeno no Corpo Humano
O colágeno desempenha diversas funções no corpo humano, relacionadas abaixo;
- Manter a união entre as células dos tecidos corporais;
- Fortalecer as células dos tecidos animais;
- Ser um dos grandes responsáveis pela cicatrização de ferimentos ou cirurgias;
- Ser um dos grandes responsáveis pela regeneração de cortes ou cirurgias;
- Ser responsável pelo envelhecimento humano.
Por isso, cresce, a cada dia, o número de empresas de cosméticos, lançando cremes faciais à base de colágeno retirado de bovinos, justamente para prevenir o envelhecimento humano.
Tipos de Colágenos Encontrados no Corpo Humano
O corpo humano apresenta cerca de 20 tipos de cadeias combinadas para produzir diferentes tipos de colágenos, dentre as quais estão:
- Colágeno Tipo I: é o mais comum, geralmente, encontrado em locais que exigem grandes resistências às tensões, como tendões, derme da pele, ossos e córnea. Este tipo forma fibras e feixes de colágeno.
- Colágeno Tipo II: é o tipo encontrado em locais que resistem a grandes pressões, como cartilagem elástica e hialina, discos vertebrais e olhos. Sua síntese ocorre no condroblasto. Morfologicamente não é possui distinguir do colágeno Tipo I.
- Colágeno Tipo III: Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado em: artéria aorta do coração, pulmões, músculos dos intestinos, fígado e útero. Constitui as fibras reticulares.
- Colágeno Tipo IV: Esse tipo não se associa em fibrilas, tem a função de sustentação e filtração. Está presente nos rins, na lâmina basal e na cápsula do cristalino.
- Colágeno Tipo V: associa-se ao colágeno Tipo I e está presente em locais de grande resistência às tensões; encontrados em ossos, sangue, placenta, tendões e na pele.
- Colágeno Tipo VI: também se associa ao colágeno Tipo I e está presente na maior parte dos tecidos conjuntivos do corpo, sendo encontrado no sangue, na placenta, em discos intervertebrais e na pele.
- Colágeno Tipo VII: é encontrado na junção dermo-epitelial e nas células corio-aminióticas.
- Colágeno Tipo VIII: está presente em algumas células endoteliais, formando o endotélio.
- Colágeno Tipo IX: interage com o Tipo II, sendo encontrado na cartilagem, na retina e na córnea. Sua função é manter as células unidas, dando resistência à pressão.
- Colágeno Tipo X: é encontrado nas cartilagens hipertróficas em mineralização.
- Colágeno Tipo XI: interage com os Tipos II e XI; encontrado em cartilagens e discos intervertebrais.
- Colágeno Tipo XII: interage com os Tipos I e III; presente em locais submetidos às altas tensões, como é o caso de tendões e ligamentos.
- Colágeno Tipo XIII: também se associa aos Tipos I e III, sendo encontrado abundantemente como proteínas associadas às membranas celulares e nas células endoteliais.
- Colágeno Tipo XIV: é encontrado na pele e nos tendões.
- Colágeno Tipo XV: encontrado nas células do músculo liso e nos fibroblastos.
- Colágeno Tipo XVI: encontrado nas invaginações da derme para epiderme e nos fibroblastos.
- Colágeno Tipo XVII: abundante na junção dermo-epidermal.
- Colágeno Tipo XVIII: abundante em tecidos com alto índice de vascularização.
- Colágeno Tipo XIX: encontrado apenas em células tumorais.
- Colágeno Tipo XX: várias fibras de colágeno formam a chamada cartilagem hialina, visível apenas em microscopia eletrônica. Essas fibras de colágeno formam o primeiro esqueleto dos embriões e estão presentes em traqueia, brônquios e fossas nasais.
- Colágeno Tipo XXI: é uma associação dos colágenos dos Tipos I, II, III, V e IX que podem formar fibrilas responsáveis pela formação de ossos, tendões, derme e dentinas.