Bile

Também chamada de bílis, é um fluido amarelo esverdeado, produzido pelo Fígado e armazenado na Vesícula Biliar, para atuar na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas provenientes da dieta, quando estas passarem pelo Intestino Delgado.

A bile é produzida e excretada pelo Fígado, segue pelos Ductos Biliares, passa à Vesícula Biliar, onde será armazenada até o momento de ser utilizada: passará ao Intestino Delgado,para emulsionar as gorduras.

Quando um indivíduo ingeri alimentos gordurosos, a Vesícula Biliar se contrai para expelir seu conteúdo. Caso ocorra alguma obstrução no Ducto Biliar (tumor, cisto, ou cálculos biliares), a bile ficará represada no Fígado. Se a obstrução persistir, haverá extravasamento retroativo, o que deixará a tonalidade da pele amarelada, além de alterar também a coloração normal das fezes, que ficarão mais claras (cor de palha). A estes sintomas, dá-se o nome de Icterícia Obstrutiva.

A produção excessiva de bílis está relacionada com a destruição de glóbulos vermelhos do sangue. Na verdade, o excesso de bílis é produzido exatamente para ser utilizados pelo Fígado para este fim, fato que ocorre a cada 120 dias, para renovação das células vermelhas do sangue: as Hemácias.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável