Terceira Idade: Dicas para Manter a Saúde e o Vigor!

O Envelhecimento Saudável está relacionado à forma como o corpo é tratado ao longo da vida e da maturidade. A prática de uma alimentação balanceada é essencial, bem como ter o hábito regular de se exercitar fisicamente e relaxar o corpo, como forma de evitar o sedentarismo e combater o stress diário. Por outro lado, a prática de uma Alimentação Equilibrada é fundamental para manter a Saúde em alta e prevenir as complicações decorrentes do Processo Natural de Envelhecimento.

Dicas para Manter a Saúde e a Vitalidade na Terceira Idade

Uma Boa Alimentação é um dos principais fatores para manter a Saúde e estar atento à prevenção do desenvolvimento de complicações decorrentes do Processo de Envelhecimento, inerente a essa Fase da Vida. Relacionamos, a seguir, algumas dicas para manter o Vigor e a Saúde “em alta”, e o peso corporal ideal, evitando o excesso de gordura corporal e as Complicações de Saúde comuns nesta Fase da Vida:

1. Consuma Alimentos Ricos em Zinco!

Importantes para aumentar a sensibilidade do paladar e estimular o apetite, consumindo alimentos, como castanha do Pará e cereais integrais, como arroz integral, aveia, quinoa e amaranto.

2. Quanto Mais Longe do Açúcar e dos Farináceos: Melhor!

Evitar alimentos processados feitos com farinha de trigo (mesmo a integral), sal gorduras e açúcar, como pães, bolachas, massas, cremes e sobremesas, para melhorar a digestão, prevenir a flatulência e reduzir o risco para o desenvolvimento de Diabetes Mellitus do Tipo 2.

3. Variar e Colorir o Prato São Condutas Saudáveis!

Consumir muitas frutas, verduras e legumes de cores e tipos diferentes; junto com essa variedade virão vários nutrientes diferentes, importantes para evitar deficiências nutricionais, comuns entre idosos, e defender o organismo das doenças.

4. Comidinha Leve e Nutritiva no Jantar!

Fazer uma refeição mais leve à noite, com vegetais e grãos integrais, como uma sopa de verduras, frango e aveia, ou um risoto de quinoa com legumes e uma omelete, por exemplo. Isso facilitará a digestão e evitará as carências nutricionais e o ganho de peso.

Muito Cuidado e Atenção: lanches noturnos à base de café, leite e farináceos (café com leite, pães, pães de queijo, bolos e biscoitos) são péssimos para a saúde; deixe-os para de vez em quando!

5. Para Temperar: Menos Sal e Mais Ervas Naturais!

Reduzir a ingestão do sal de cozinha e de produtos artificiais que contenham sódio, como molhos para saladas e caldos artificiais, temperos prontos, produtos industrializados e adoçantes à base de ciclamato de sódio ou de sacarina sódica, entre outros. Prefira as ervas ou o gersal.

6. Uma Atenção Especial à Saúde dos Ossos!

Investir nas fontes naturais de cálcio (gergelim, brócolis, folhas verde-escuras, linhaça) e de magnésio (grão de bico, banana, gergelim, castanha do Pará). Tome sol, pelo menos 15 min/dia, até 10:00 h ou após 16:00 h, para ajudar o corpo a produzir vitamina D, que facilita o aproveitamento do cálcio dos alimentos.

7. Evite os “Ladrões de Cálcio”!

É preciso moderação no consumo de bebidas alcoólicas, café, chá preto e refrigerantes.

8. Cuide da Saúde do Seu Coração!

Consuma as gorduras “do bem” presentes em: azeite extravirgem, chia, gergelim, abacate, castanhas e amêndoas, que ajudam a prevenir hipertensão arterial, aterosclerose e outras doenças cardiovasculares. As fibras do farelo de aveia, também ajudam muito, principalmente na hora de manter os bons níveis de glicemia e do “mau” colesterol.

9. Favoreça o Funcionamento do Seu Intestino!

Consumir as fibras dos cereais integrais, como aveia, quinoa e amaranto; das sementes, como linhaça, gergelim e chia, dos brotos de feijão e alfafa; do bagaço de laranja e outras frutas, que previnem: Disbiose (desequilíbrio da flora Intestinal) a Obstipação (“prisão de ventre”) e o Câncer Colorretal.

10. Beba Muita Água Durante o Dia!

Desintoxica, hidrata, facilita o trabalho dos intestinos e dos rins, participa de todas as reações químicas…

11. Mastigue Muitas Vezes e Coma com Calma!

Mastigue várias vezes cada porção do alimento e coma devagar. Isso facilitará bastante a Digestão e a Metabolização dos alimentos, garantindo um bom aproveitamento dos Nutrientes ingeridos.

12. Mexa-se!

Atividade física “dá barato”! Caminhe pelo bairro, suba escadas e não passe muitas horas assistindo televisão. Procure um especialista que o oriente a fazer os exercícios localizados adequados e pratique-os pelo menos duas vezes por semana variando os grupos musculares. Mas, não faça força acima do seu limite, principalmente se tiver dor ou cansaço. Passe por avaliações clínica e física periodicamente.

13. Procure Manter o Bom-humor e os Momentos de Alegria e Lazer!

Isso traz um bem-estar geral muito grande…  E a Saúde virá de brinde!

Considerações Finais

O Envelhecimento Saudável está ligado à redução do risco de desenvolve doenças crônicas, como Diabetes Mellitus do Tipo 2, Obesidade, Hipertensão Arterial, Dislipidemias, que predispõem aos infartos e AVC; Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, Doenças Pulmonares e certos tipos de Câncer; ao bom funcionamento do organismo; e à manutenção das relações sociais tão importantes nesta Fase da Vida.

Logo, o idoso deve ter o menor número possível de limitações, preservar bem as funções do organismo (imunológica, hepática, renal, cardíaca, pulmonar e metabólica) e manter sua capacidade de executar tarefas, como coordenar as compras da casa, pagar as contas no banco ou tomar uma condução para deslocar-se pela cidade. Entretanto, tudo irá depender muito do Estilo de Vida e do tipo de prática alimentar que o idoso tenha adotado até aqui, uma vez que a Ciência já demonstrou que, seja qual for a tendência genética que um indivíduo tenha herdado de seus pais, se tiver mantido hábitos saudáveis ao longo da vida, com certeza será muito mais fácil que seu Envelhecimento ocorra com Saúde e Qualidade.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável