Fortalecendo o Sistema Nervoso

Estudos recentes, realizados no Centro de Envelhecimento e Saúde da Universidade da Califórnia (EUA), demonstraram que o declínio mental ocorre principalmente como um resultado de doença e não apenas pelo envelhecimento natural. Ou seja, o problema não se restringe ao envelhecimento do Sistema Nervoso, mas envolve deficiências nutricionais e disfunções em sistemas e órgãos diversos.

Muitas pessoas prestam menos atenção à Saúde desse Sistema, negligenciando a Saúde da Mente, porque se preocupam demais com o corpo. Entretanto, o caminho naturalmente correto é: atentos à saúde do Sistema Nervoso, melhoramos a saúde da mente e conquistamos a Saúde do corpo.

O Sistema Nervoso, um dos mais complexos e importantes do organismo humano, é responsável por receber estímulos externos e internos (através dos sentidos) e por responder a estes estímulos, através de diferentes ações corporais. Esse sistema, juntamente com o Sistema Hormonal ou Endócrino, encarrega-se de controlar (controle neuroendócrino) as Funções Vitais (circulação, fome, sede, saciedade, batimentos cardíacos, respiração), as Emoções, a Concentração, o Aprendizado e a Memória. Logo, torna-se imprescindível fortalecer o Sistema Nervoso de forma natural (manutenção e prevenção) para garantir Saúde e Qualidade de Vida. Deve-se dar importância à Saúde como um todo, iniciando pelo Trato Intestinal, que digere e assimila os nutrientes ingeridos, que serão levados ao Cérebro.

São Nutrientes Fundamentais:

1. Ácidos Graxos Essenciais: deficiência de ômega 3 relaciona-se com disfunção cerebral, doença mental, depressão e diminuição de concentração, memória e aprendizado;

2. Vitaminas E, C, (antioxidantes) e as do Complexo B (em especial B12, B6 e ácido fólico);

3. Flavonoides encontrados em algumas frutas e hortaliças; Colina e Magnésio, que preservam o Sistema Nervoso. As Principais Fontes desses alimentos são: cereais integrais, ovos, linhaça, peixe, banana, morango, limão, alface, cacau, vegetais na cor verde-escura (couve, brócolis), oleaginosas (abacate, castanhas, nozes e amêndoas), lentilhas, ervilhas e feijões.

Alimentos que Fortalecem o Sistema Nervoso

1. Levedura de cerveja

Por ser rica em vitaminas do complexo B, é um importante tonificante do sistema nervoso, que auxilia em casos de depressão, ansiedade, stress, apatia ou falta de apetite. Pode ser consumida em pó, misturada com suco ou iogurte. Caso haja opção por comprimidos, é importante ingeri-los junto com as refeições, para que ocorra uma melhor absorção dos seus nutrientes.

2. Aveia: age no controle do sistema nervoso

Acalma os casos de irritabilidade e ansiedade moderada, e favorece no desempenho intelectual. Curiosamente, é um alimento que provoca relaxamento e produz energia ao mesmo tempo. Pode ser consumida cozida, em sopas, assados cremes com canela, ou acompanhando frutas e iogurte.

3. Pólen: complexo poli vitamínico por excelência

Anti-inflamatório, revitalizante celular e tônico do Sistema Nervoso, por conferir maior agilidade mental (é rico em vitaminas do complexo B, colina, zinco, magnésio e enzimas). Pode-se ingerir 1 colher (sopa) de pólen moído pela manhã, misturado com um pouco de água, suco de fruta diluído ou iogurte.

Um Cuidado Especial: o Aporte de Magnésio

As alterações do sistema nervoso, como insônia, ansiedade, hiperatividade, irritabilidade e ataques de pânico, podem ser sintomas da falta de magnésio no organismo. Incluir no dia a dia alguns dos alimentos, ricos em magnésio (Mg), listados a seguir:

1. Cacau: 100 g de cacau em pó puro = 500 mg de Mg e 100 g de chocolate amargo = 146 mg de Mg;

2. Vegetais de folha verde escura: acelga, alface roxa, brócolis, couve e espinafre;

3. Frutas: abacate, ameixa, banana, pêssego e uvas;

4. Frutas oleaginosas: amêndoas, amendoins, castanhas de caju, avelãs e nozes;

5. Frutas secas: ameixa, damasco, figo, bananas e uvas;

6. Legumes: abóbora, batata, beterraba, quiabo e mandioca;

7. Leguminosas: ervilhas, grão-de-bico, feijões e lentilhas;

8. Sementes: chia, linhaça, gergelim, sementes de girassol;

9. Pseudocereais: quinoa, amaranto;

10. Cereais integrais: arroz, aveia e milho.

Dicas para Fortalecer o Sistema Nervoso

1. Manter uma alimentação balanceada e rica nos nutrientes acima relacionados;

2. Minimizar bastante o consumo de açúcar, gorduras hidrogenadas, aditivos químicos (comuns em alimentos industrializados) e bebidas alcoólicas, pois levam à destruição de neurônios, prejudicando, em especial, a concentração, o aprendizado e a memória – o ideal seria mantê-los fora da alimentação diária, consumindo-os em ocasiões especiais;

3. Não pular refeições, em especial o desjejum, pois causa fadiga, exaustão mental, baixa na concentração e na capacidade intelectual, reduz a velocidade do Metabolismo e interfere na manutenção do peso;

4. Não passar muitas horas sem se alimentar para garantir bom fornecimento de glicose: principal combustível para o funcionamento cerebral. Hipoglicemia (baixa glicose no sangue) pode lesar neurônios, irreversivelmente, comprometendo raciocínio e concentração;

5. Ingerir cera de 8 copos de água por dia;

6. Caminhar de 40 a 60 minutos cinco vezes por semana;

7. Praticar exercícios mentais moderados: leituras, estudos;

8. Praticar exercícios que requerem raciocínio: contas e jogos;

9. Combater o stress e a ansiedade;

10. Dormir bem, mantendo um sono reparador.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável