Farofa com Sementes de Abóbora: Nutritiva e Deliciosa

Farofa com Sementes de Abóbora: uma forma criativa de incluir estas nutritivas sementes no cardápio.

As Sementes de Abóboras, conhecidas por seu alto teor em proteínas, gorduras de qualidade e fibras, vêm ganhando espaço na Culinária, sendo consumidas de formas variadas, como por exemplo:

  1. Petiscos: Sementes de Abóbora temperadas e tostadas;
  2. Sementes de Abóbora: utilizadas em receitas variadas
  3. Óleo de Sementes de Abóbora, consumido como tempero de saladas;
  4. Farinha de Sementes de Abóbora: utilizada em receitas de pães, bolos, biscoitos e outras.

Por que Fazer uma Farofa com Sementes de Abóbora

As Sementes de Abóbora estão entre os subprodutos vegetais com alto valor nutricional mais estudados nos últimos anos, tanto pela Comunidade Científica quanto pela Indústria de Alimentos. 

O elevado teor proteico e energético, em gorduras, presente nestas sementes, explica esse interesse e mostra a importância nutricional e o potencial econômico das Sementes de Abóbora para produção de:

  1. Óleo de Sementes de Abóbora: uma fonte de energia e sabor muito apreciada na Áustria.
  2. Farinha de Sementes de Abóbora: nutritiva e protetora da Saúde Cardiovascular e Intestinal.

Por isso, vários Estudos foram realizados para determinar as Propriedades Nutricionais destas sementes e conhecer suas variações pós processamento térmico, visando a fabricação destes novos produtos.

A divulgação dos resultados positivos desses Estudos fez crescer o interesse da população pela inclusão das Sementes de Abóbora em sua alimentação, o que vem incentivando a criação de diversas receitas culinárias, como uma forma de viabilizar o consumo e combater o desperdício destas sementes.

Por outro lado, a farofa é uma iguaria da Culinária Brasileira que surgiu entre os índios, séculos antes da colonização portuguesa, sendo uma das receitas mais antigas e versáteis da culinária nacional.

A farofa é um prato simples e de fácil preparo, que serve como acompanhamento de carnes, aves ou peixes. Graças à sua versatilidade, a farofa agrada sempre e faz grande sucesso em todas as Regiões do país.

Ao espalhar-se pelo Brasil, a farofa foi incorporando elementos das Culinárias Regionais e, hoje, aceita vários tipos de farinhas: de mandioca, milho, rosca e outras; temperos típicos e variados ingredientes.

Apesar de sua origem nativa e lugar preferencial na alimentação de antigos escravos, a farofa tornou-se popular, aceitando ingredientes que vão dos mais simples aos mais sofisticados, porém: agradando sempre.

Isso, torna a farofa um prato democrático, que pode estar presente em várias ocasiões, de churrascos e almoços cotidianos aos jantares de gala. Assim, surgiu a receita da Farofa com Sementes de Abóbora.

Preparo da Farofa com Sementes de Abóbora

Uma das formas mais comuns para preparo de uma farofa consiste em utilizar uma farinha escaldada ou torrada, passada em algum tipo de gordura e acrescida de temperos e ingredientes ao gosto.

Uma vez que é possível variar os ingredientes, decidimos aproveitar a safra de Abóboras e utilizar suas sementes para preparar uma farofa de receita bem prática, fácil de fazer, muito nutritiva, deliciosa e ideal para acompanhar os mais variados pratos principais no dia a dia: a, Farofa com Sementes de Abóbora.

Você não pode deixar de experimentar esta receita e, assim, incluir estas sementes no seu cardápio! 

Ingredientes

  • Sementes de 1 abóbora
  • 4 colheres (sopa) cheias de manteiga
  • 2 cebolas grandes finamente fatiadas
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 ovos cozidos picados
  • 1 xícara (chá) de farina de mandioca
  • 1 maço de salsinha, picadinho

Preparo

1. Lavar muito bem as sementes, para retirar “os fiapos” da polpa;

2. Escorrer as sementes e secá-las com papel absorvente;

3. Levar as sementes ao forno (180ºC), para secarem;

4. Deixar as sementes tostar, ligeiramente;

5. Mexer sempre, para não torrar demais, e reservá-las;

6. Em uma panela, derreter a manteiga;

7. Adicionar a cebola, mexendo sempre, até que fique transparente;

8. Adicionar as sementes, o sal e misturar;

9. Misturar a farinha, aos poucos, e juntar os ovos picados e a salsinha;

10. Experimentar, para conferir o tempero, e servir.

Nota

Se preferir, depois de secar as sementes de abóbora com o papel absorvente, poderá tostá-las em uma frigideira untada com manteiga. Este processo deverá ser realizado sob fogo baixo, mexendo sempre, para que as Sementes de Abóbora não fiquem tostadas excessivamente.

Bom Apetite!
Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável