Elementos Ultratraços: Propriedades e Fontes Alimentares

Os Elementos Ultratraços são determinados Minerais encontrados no organismo, cujos dados científicos disponíveis ainda não são suficientes para demonstrar sua essencialidade.

Estes Elementos Ultratraços são necessários em quantidades bastante diminutas e exercem funções metabólicas ainda não totalmente esclarecidas: Arsênio, Boro, Flúor, Germânio, Lítio, Silício e Vanádio.

É essencial ter cuidado com as doses de Elementos Ultratraços ingeridos , uma vez que um Mineral, ineficaz em doses fracas, atinge seus objetivos em doses corretas e pode ser tóxico quando as doses elevadas.

Concentração dos Elementos Ultratraços presentes nas fontes alimentares está diretamente relacionado com a fonte original de cada Elemento Ultratraço em questão e irá depender de:

  • Alimentos de Origem Vegetal: concentração do Elemento Ultratraço, no solo que foram plantados;
  • Alimentos de Origem Animal: tipo de alimentação a que estes animais tenham sido submetidos.

1. Elementos Ultratraços: Arsênio

Este Mineral é essencial para as plantas e algumas espécies animais e talvez necessário para os humanos. Estudos mostram que a deficiência de arsênico causa queda da fertilidade e da lactância; experiências de laboratório mostram alterações imunológicas determinadas pela deficiência do arsênico, mas que ainda não foram encontradas na prática clínica. O Arsênio é tóxico e um envenenamento causado por este Mineral leva a danos para a permeabilidade dos pequenos vasos, inflamação e necrose da mucosa intestinal. Os sinais comumente encontrados são náuseas, vômitos, diarreia que pode ser sanguinolenta, dores abdominais, delírio, convulsões, coma, odor de alho no ar expirado e cardiomiopatia.

Principais Fontes: águas contaminadas (mais comum na América do Sul e Ásia), arroz, frutos do mar, especialmente o salmão, vinhos e cervejas.

2. Elementos Ultratraços: Boro

Aos poucos, este Mineral vem ganhando certa importância em Nutrição Humana. Contudo, até o momento, a sua essencialidade é mais conhecida em plantas do que em animais. O boro começou a atrair atenção especial devido a um estudo que indica seus possíveis benefícios para a prevenção da osteoporose pós-menopausa e para o tratamento da Artrite. Sabe-se que este Mineral melhora a capacidade natural do corpo para absorção de Cálcio, Magnésio e Vitamina D. Por isso, os benefícios do Boro envolvem em especial, a manutenção da Saúde dos ossos.

Principais Fontes: banana, couve manteiga, nozes, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

3. Elementos Ultratraços: Flúor

Este Mineral é um componente essencial da estrutura de ossos e dentes. O flúor, em doses apropriadas, é essencial para as estruturas dos dentes e dos ossos (como fluorapatita), aumentando sua densidade e prevenindo a osteoporose. Com a possível exceção dessa ação, todas as outras ações do Flúor, pelos conhecimentos atuais, podem ser classificadas como tóxicas, pois o Flúor pode: inibir uma série de enzimas no organismo, diminuindo a respiração dos tecidos e a glicólise anaeróbica (produção de Glicose sem presença de oxigênio), inclusive a das Hemácias (Glóbulos Vermelhos do Sangue); ligar-se ao cálcio, apresentando ação anticoagulante. A necessidade de Flúor é muito pequena, sendo recomendado apenas para gestantes e crianças durante a formação da segunda dentição. A carência deste mineral pode levar a deformidades ósseas, cáries dentárias e lascas nos dentes.

Principais Fontes: água potável, alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada, agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã e frutos do mar.

4. Elementos Ultratraços: Germânio

Este Mineral foi considerado, em 1987, como a pílula milagrosa que curava tudo, desde gripe até Câncer.

De acordo com suas propriedades terapêuticas, o Germânio podia: ser analgésico; agir como antiviral, antibacteriano e anticarcinogênico; auxiliar no tratamento da artrite reumatoide e das alergias. Atualmente, o Germânio é considerado um antioxidante mineral muito útil como coadjuvante no estímulo do Sistema Imune e sabe-se que o organismo, acometido por várias doenças, reage favoravelmente ao uso de doses terapêuticas desse Mineral. O Germânio aumenta a ação do oxigênio na geração de energia, agindo para a manutenção do equilíbrio interno do organismo reduzindo a pressão arterial, além de diminuir os níveis de colesterol. Acredita-se que sua deficiência possa fazer com que o organismo apresente atividade imune reduzida, mas isso não foi comprovado. O Mineral não apresenta toxidade, mas pode causar erupções de pele e diarreia, se ingerido em doses elevadas.

Principais Fontes: alho, confrey e ginseng.

5. Elementos Ultratraços: Lítio

Vestígios desse Mineral podem ser encontrados nos tecidos animais e vegetais, associados às funções de proteínas, algumas enzimas, de alguns hormônios e de outros sistemas biológicos. Em humanos, tanto o embrião quanto o feto armazenam Lítio. Este Mineral é muito utilizado em tratamentos de manias, principalmente dos distúrbios maníaco-depressivos (Distúrbio Bipolar), desde 1949. Um dos seus efeitos interessantes é o aumento da liberação da Serotonina, o neurotransmissor do prazer, pelo hipocampo. Há comprovações científicas que afirmam que o Lítio consegue controlar a Doença Bipolar e também o Mal de Alzheimer, sendo considerado um Mineral importante para manter a Saúde Cerebral. O teor de Lítio nos alimentos excede as necessidades é pouco provável encontrar suas deficiências primárias. Como a maioria dos Microminerais é eliminada principalmente pelo tubo digestivo, enfermidades como a diarreia podem, além de diminuir as suas absorções, aumentar as excreções com exigência maior do seu aporte alimentar e, consequentemente, aumentar a possibilidade de deficiências. Em caprinos, a deficiência de Lítio leva ao nascimento de mais fêmeas do que machos e diminui a expectativa de vida.

Principais Fontes: leite, cogumelos, ovos, pepino, chá verde, repolho branco e roxo, aspargos, couve-flor, cacau, páprica, maçã e o peixe Arenque.

6. Elementos Ultratraços: Silício

Este Mineral tem se mostrado essencial para animais e acredita-se que seja imprescindível à vida humana, por seu importante desempenho na composição do tecido conjuntivo ossos, pele e unhas.

O Silício pode: prevenir a queda de cabelos e algumas doenças cardíacas, além de auxiliar o corpo a aproveitar o Cálcio, protegendo o organismo contra a osteoporose. Sua deficiência pode causar unhas e ossos fracos, cabelos quebradiços e pele sem vitalidade; sua toxidade ocorre apenas se este for inalado, mas sua ingestão em excesso pode contribuir para formar cálculos renais.

Principais Fontes: cereais integrais, vegetais, frutos do mar, água mineral.

7. Elementos Ultratraços: Vanádio

Numerosos estudos vêm sendo realizados tentando provar a essencialidade deste mineral para a Saúde do homem e a relação entre o vanádio e a atividade cerebral ligadas ao comportamento, o crescimento e o fertilidade.

Alguns destes Estudos vêm afirmando que este Mineral, junto com o Cromo, é um dos principais combustíveis para o Cérebro, sendo fundamentais para promover a metabolização da Glicose, e das vitaminas B7 e B8. Afirmam ainda que, na falta de Cromo e Vanádio, o funcionamento cerebral é muito prejudicado, causando fadiga. A deficiência desse Mineral foi descrita como causadora de alterações patológicas em plantas e alguns vertebrados, havendo ainda dúvidas sobre alguma alteração em humanos. Em caprinos, a deficiência do vanádio pode provocar danos intrauterinos ao esqueleto, o que precisa de comprovação para humanos.

O Vanádio é um Metal com potencial tóxico; o pentóxido de vanádio (parte da poeira orgânica) presente na fabricação de eletrodos, nos aditivos para a produção do aço e como subproduto nas cinzas originadas pela combustão do óleo, pode provocar danos obstrutivos pulmonares e hipersecreção da mucosa respiratória.

Principais Fontes: azeitonas, pimenta do reino, alimentos integrais, peixes, frutos do mar, carnes bovinas, leite e derivados, rabanete, e frutas frescas e oleaginosas.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável