Como Usufruir das Propriedades Funcionais do Limão?

No Verão, a Estação mais quente do ano, o organismo se encontra altamente vulnerável às intoxicações alimentares, retenções hídricas e distensões abdominais causadoras de inchaços corporais. Isso torna essencial fortalecer o Sistema Imunológico do organismo, potencializando sua capacidade alcalinizante e desintoxicante. Para isto, é muito importante intensificar o consumo de alimentos funcionais.

O Limão, bem como todas as demais frutas cítricas fazem parte da lista dos alimentos funcionais mais importantes: aqueles que além de nutrirem o corpo protegem e promovem a Saúde do organismo. O limão contém cerca de 6% de ácido cítrico, teor que o diferencia das demais frutas cítricas e lhe confere, não somente ações: desintoxicante e alcalinizante, mas juntamente com seus demais componentes químicos, o limão fortalece o Sistema Imune e retarda o envelhecimento do organismo, graças às suas propriedades antioxidante, cicatrizante, mineralizante, antiviral e bactericida.

O Suco de Limão e a Neutralização da Acidez

Inúmeros Estudos realizados constataram que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral (isto é, de todos os líquidos corporais: sangue, líquido cefalorraquidiano, linfa, líquidos intra e extracelulares), além de ser um tonificante do fígado e da vesícula biliar. Ingerido de 10 a 20 minutos antes do desjejum, o suco de limão descongestiona e desintoxica o organismo e, se consumido com regularidade, aumenta a excreção urinária de ácido úrico, ureia e ácido fosfórico, protegendo o organismo contra a formação de pedras nos rins, gota, reumatismos, dos diversos tipos de artrites e de outras doenças das articulações.

O segredo do poder alcalinizante do limão está no seu elevado teor em ácido cítrico, que possui grande capacidade química de se combinar com os sais minerais presentes no meio corporal, produzindo citratos que são sais solúveis e alcalinizantes, capazes de promover uma neutralização da acidez orgânica, alterando imediatamente o pH do meio líquido corporal. A diminuição no pH do sangue (acidificação) sempre irá se refletir na desvitalização das células, ou seja: células com baixa oxigenação, vida mais curta e propensão ao desenvolvimento de doenças como o câncer, ao envelhecimento precoce e à morte. Por isso, os profissionais da Saúde, unânimes, afirmam: “a doença só se instala em organismos acidificados”.

Dicas para Incluir o Limão em seu Cardápio Diário

1. Todos os tipos de limão, como Taiti, Siciliano, Galego, Cravo, Caipira, entre outros, são igualmente benéficos para a Saúde O que varia é apenas o sabor, as Propriedades Nutricionais e Funcionais serão sempre as mesmas. Logo, pode-se consumir o tipo de preferência e obter todos os benefícios da fruta.

2. A reação química benéfica, dentro do organismo, ocorrerá da mesma forma tanto com ou sem a adição de água ao suco de limão. O que não pode acontecer é: adicionar AÇÚCAR NEM ADOÇANTE à bebida, pois estas duas substâncias irão interferir negativamente na reação de alcalinização, que é essencial para que o organismo usufrua dos benefícios do suco de limão.

3. Pela manhã, no desjejum, o ideal é ingerir o suco de ½ a 1 limão com 1/4 de copo de água. A água poderá ser Morna, Fria ou Gelada. Aconselha-se a evitar a água fria, especialmente ao se levantar, apenas porque o organismo necessita de mais Energia para processar a água Fria do que a Morna, e como o corpo passou por um período de jejum fisiológico, a água morna torna-se mais indicada. A água Gelada é Termogênica e, por isso, ajuda a emagrecer.

4. Portanto, durante o dia, ingerir a água Gelada, irá promover todos os benefícios e, para aqueles que desejam “afinar a silhueta”, será a forma mais indicada.

5. Após as refeições, o ideal é ingerir o suco de ½ a 1 limão com 1/6 de copo de água Morna. Neste caso, a água morna é a mais indicada, para não interferir na temperatura ideal da digestão. Se preferir, pode-se trocar a água morna por meia xícara de algum chá digestivo (carqueja, hibiscus, alcachofra, erva-doce, chá verde, dentre outros) misturado com o suco de ½ a 1 limão.

6. Outra forma de incluir o limão na alimentação diária, é através da ingestão de Sucos Funcionais, que são preparados com Hortaliças Frescas e Limão, podendo ser combinados apenas com frutas específicas (não se pode combinar quaisquer frutas). Grande parte destes sucos são formulados para: auxiliar no processo de regeneração, desintoxicação, limpeza e detoxificação do fígado e do organismo como um todo; combater a retenção hídrica; regular o funcionamento intestinal; e para vários outros efeitos.

7. Aderir às Águas Saborizadas também contribui para a inclusão de limão na alimentação diária, o que acaba por fazer com que se dê atenção à importância do consumo regular de água, sobretudo no Verão.

8. Para combater resfriados, gripes e problemas respiratórios, o ideal é consumir os chás que combinam o limão com substâncias potencialmente anti-inflamatórias, expectorantes e protetoras da Saúde, como por exemplo: Chá de Limão, Canela, Gengibre e Mel.

9. A casca do limão é rica óleos essenciais que apresentam propriedades funcionais importantes para a Saúde do organismo. Para usufruir dessas propriedades, o uso dos chás também está indicado, como por exemplo: Benefícios do Chá da Casca de Limão.

Considerações Finais

Diversos Estudos demostraram que o consumo regular do suco de limão estimula a produção de citratos no organismo, o que irá promover uma neutralização da acidez de todos os líquidos corporais (líquidos intracelulares e extracelulares, sangue, linfa e líquido cefalorraquidiano), além de melhorar a fixação dos minerais no organismo, pois esses sais minerais atuam, também, como agentes mineralizantes. Outro resultado será a melhorara da Fluidez Sanguínea, devolvendo a viscosidade do Sangue ao normal, o que irá proteger e aumentar a eficiência de todo o Sistema Cardiovascular.

Além disso, o elevado teor de vitamina C presente no suco de Limão em sinergia com todos os demais Nutrientes, presentes nesta fruta, potencializam a atuação do Sistema Imune, auxiliando na prevenção de diversas doenças crônicas da atualidade. Quando o consumo do suco de limão se torna regular, há um aumento da excreção urinária de ácido úrico, ureia e ácido fosfórico, e isto irá proteger o organismo contra formação de pedras nos rins, gota, reumatismos, artrites e outras doenças das articulações, além de tonificar o Fígado e a Vesícula Biliar. Por isso, não deixe de aproveitar as dicas enumeradas acima para tornar o limão um componente essencial de sua alimentação diária!

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável