Combatendo Doenças Respiratórias de Forma Natural

As alterações bruscas de temperatura, frio, vento, umidade e calor, sobretudo em Estações frias do ano: Outono e Inverno, geralmente elevam a ocorrência de problemas respiratórios, como as viroses e, em especial, resfriados e gripes, rinites e alergias. Isso acontece porque as temperaturas mais frias fazem com que as pessoas se aglomerem em locais fechados, sem circulação de ar. Por isso é muito importante manter os ambientes bem arejados, com as janelas abertas.

Bebês, crianças pequenas e pessoas com imunidade debilitada são especialmente mais vulneráveis a estas infecções que, apesar de apresentarem grande semelhança na manifestação, distinguem-se pela intensidade de seus sintomas e pelos seus diferentes tipos de vírus causadores.

Contribuição da Nutrição Funcional para o Tratamento

Não existe um tratamento eficaz no combate aos vírus, pode-se apenas minimizar os sintomas da doença e oferecer condições adequadas para que o organismo do paciente se recupere.

A primeira providência é fortalecer o corpo e a segunda é descansar o corpo. Gargarejos com água morna e salgada ajudam a diminuir a irritação da garganta.

A profilaxia se faz através de uma adequada higiene das mãos; não tocar no nariz, nos olhos e na boca. Indivíduos doentes sempre devem espirrar e tossir em lenços descartáveis, desprezando-os em seguida, além de evitar exposição por muito tempo a pessoas resfriadas.

A Nutrição Funcional conta com a Dietoterapia e a Fitoterapia para tratar Gripes e Resfriados, utilizando-se de diversos princípios ativos distribuídos em frutas, hortaliças, gengibre, alho, própolis, sal (apenas em gargarejos) e outros, que ajudam o organismo a vencer a infecção viral.

1. Dietoterapia

A alimentação deve ser especial, neste período, para fortalecer o Sistema Imune e facilitar a cura. Entre os nutrientes mais importantes estão: vitamina C, selênio e zinco.

Deve-se evitar consumir, açúcar, amidos, leite e seus derivados (formadores de muco). O excesso de produtos refinados elaborados com açúcar branco e farináceos favorece os resfriados e as gripes.

O excesso de muco é um sintoma predominante dos mais incômodos, por piorar muito o mal-estar. Leite e produtos lácteos, geralmente, aumentam o muco e, portanto, devem ser eliminados da alimentação.

É importante ingerir muitos líquidos (água com limão, caldos, sopas, chás, etc.): um organismo bem hidratado previne o ressecamento de nariz e garganta, auxiliando na eliminação das secreções.

2. Fitoterapia

Garante que ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre, guaco, alcaçuz, hortelã, dentre outras, usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como: nariz entupido (constipação), dores no corpo, tosses, irritação e inflamação de garganta.

Sinergia Perfeita: Limão, Gengibre, Canela e Mel

Para evitar os medicamentos alopáticos, que trazem efeitos colaterais, como inchaços, dores estomacais e sonolência, dentre outros, a melhor opção, para combater a doença, é recorrer a um remédio caseiro para aliviar os sintomas, as constipações e ao mesmo tempo impedir a formação excessiva de muco.

Por exemplo, ao combinar: gengibre, suco de limão, canela e mel, pode-se usufruir de suas propriedades terapêuticas e preventivas, e contar com a sinergia da união de seus componentes bioativos.

Limão

O Limão, com suas inúmeras Propriedades Nutricionais e Terapêuticas, é o medicamento mais poderoso da Natureza, que emprega seu potencial antioxidante, alcalinizante, desintoxicante, bactericida, antiviral, cicatrizante para lesões de mucosas, antibiótico e depurativo, para combater viroses, gripes e resfriados.

Todos os componentes químicos do limão agem sinergicamente para: fortalecer o Sistema Imune, desintoxicar, limpar e proteger o corpo, promovendo Saúde e Cura, prevenindo doenças, retardando o envelhecimento do organismo e conferindo longevidade.

Gengibre

O Gengibre, planta de origem Asiática, amplamente utilizada pela Medicina Natural há mais de quatro mil anos para o tratamento de diversas doenças, por suas propriedades: antiviral, termogênica e anti-inflamatória, tem sua eficácia comprovada contra Gripes e Resfriados, ao combater rouquidão, inflamações da garganta, tosses, secreções, dores em corpo e cabeça.

Canela

Os benefícios da Canela para a Saúde Humana contam com uso e reconhecimento milenar. De acordo com a Medicina Ayurvédica, essa Especiaria pode tratar ampla gama de doenças respiratórias, digestórias e reprodutivas, por: atuar na Regulação Hormonal, auxiliar na digestão, ativar a circulação sanguínea, melhorar a memória, agir como coadjuvante no processo de emagrecimento (acelera o Metabolismo, por seu alto potencial Termogênico) e atuar como agentes: antioxidante, antibiótico e poderoso Analgésico Natural, que aquece o corpo e acalma, contribuindo para a recuperação em casos de Gripes e Resfriados.

Mel

Um agente eficaz contra as constipações e auxiliar na eliminação do muco, comprovado por inúmeros Trabalhos Científicos, graças à sua atividade antimicrobiana (antifúngica, antiviral e bactericida), considerada seu efeito medicinal mais ativo. Segundo um Estudo realizado pela Salve Regina University, de Newport, Estados Unidos, o Mel é um dos mais potentes exterminadores de bactérias da Natureza.

De acordo com a autora da Pesquisa, Susan M. Meschwitz, o Mel utiliza uma combinação de armas que inclui: o peróxido de hidrogênio, a acidez, o efeito osmótico, a alta concentração de açúcar e os polifenóis para matar Vírus, Fungos e Bactérias. Isto é: o Mel é um dos mais Potentes Antibióticos Naturais!

Dica: Chá de Gengibre, Canela, Mel e Suco de Limão

Ingredientes
  • 1 pedaço de 5 cm de Gengibre descascado e finamente fatiado
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 pau de Canela
  • 1 colher (sopa) de Mel
  • Suco de 1 Limão
Preparo

Ferver a água com o Gengibre e a Canela por 15 minutos; quando iniciar a fervura, abaixar o fogo (haverá redução do volume de água). Desligar o fogo e mexer para esfriar, ligeiramente. Adicionar o mel, mexendo bem, e o suco de Limão. Ingerir imediatamente, ainda quente, por três vezes ao dia. Este chá aquece o corpo e ajuda o organismo a combater e eliminar o vírus.

Este chá é contraindicado para:
  1. Hipertensos e Portadores de Hipertireoidismo: devem excluir o Gengibre, uma vez que esta raiz acelera a Circulação Sanguínea e o Metabolismo;
  2. Diabéticos: devem excluir o Mel, uma vez que o Mel é Hiperglicemiante, graças à alta concentração de açúcares simples: Glicose e Frutose;
  3. Gestantes: devem excluir o Gengibre e a Canela, uma vez que tanto a Especiaria, quanto a Raiz estão contraindicadas durante a Gestação.
Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável