Como Celebrar o Natal Verdadeiramente

O Natal é a Festa Máxima da Cristandade, na qual celebra-se o nascimento de Jesus, “o Cristo”. Todas as tradições destinadas a celebrar o Natal, especialmente a Ceia e a Troca de Presentes proporcionam um forte aumento em vendas, constituindo-se em melhor época do ano para o comércio.

Entretanto, festividades à partecomo celebrar o Natal, verdadeiramente?

Para que se possa Celebrar o Natal Verdadeiramente é essencial conhecer a História e toda a Simbologia que envolvem e estão associadas a esta Grande Festa Cristã, celebrada mundialmente.

História Associada às Celebrações Natalinas

A palavra “natal” refere-se a nascimento de ou ao local onde ocorreu o nascimento de e significa “do nascimento”. Por exemplo, cidade natal significa “a cidade onde aconteceu o nascimento de”.

Natal, com inicial maiúscula, é o nome dado à Festa Religiosa Cristã que celebra o nascimento de Jesus, “o Cristo”, a figura central do Cristianismo. A Bíblia não menciona o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs iniciais.

O ato de Celebrar o Natal começou como uma tentativa de facilitar a aceitação do Cristianismo entre os pagãos e para substituir a festa pagã da Saturnália, que acontecia entre 17 e 25 de dezembro.

A data de 25 de dezembro como dia do Natal foi estabelecida pela Igreja Católica, no ano de 350, através do Papa Júlio I. Entretanto, a oficialização da data como feriado ocorreu somente mais tarde.

A Tradição de Celebrar o Natal

Acredita-se que a tradição de Celebrar o Natal teve início no ano 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero: Precursor da Reforma Protestante na Europa e Mentor da Reforma Luterana em 1517.

Segundo dados históricos, certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve sob as estrelas do céu.

Por isso, mais tarde, em sua casa, Lutero reproduziu a linda cena presenciada na floresta, com galhos de árvore, figuras de estrelas, algodão, velas acesas e outros enfeites, para mostrar aos seus familiares.

Esta tradição foi trazida da Alemanha para a América por alguns alemães, durante o período colonial.

Simbologia Associada às Celebrações Natalinas

As Celebrações Natalinas incluem a presença de vários Símbolos Tradicionais, destacando-se: 

  1. Presépio,
  2. Árvore de Natal,
  3. Papai Noel, 
  4. Estrelas
  5. Troca de Presentes,
  6. Velas, Iluminação, 
  7. Ceia de Natal.
Os principais Símbolos são detalhados a seguir:

1. Presépio

O Presépio mostra o cenário do nascimento de Jesus: uma manjedoura, os animais, os Reis Magos e os pais do menino. Esta tradição teve início com São Francisco de Assis, no Século XIII.

2. Árvore de Natal

A Árvore de Natal é um dos símbolos mais populares do Natal, sendo normalmente um pinheiro.

Há muitas versões sobre a associação dessa árvore específica ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.

O costume de enfeitar as Árvores de Natal surgiu na Alemanha, em Estrasburgo, em 1539. Contudo, na América Latina, essa tradição teve início somente a partir do Século XX.

No Brasil, país de maioria cristã, as Árvores de Natal podem ser encontradas em diversos lugares, na época do Natal e, além de decorar as residências e o comércio, simbolizam Alegria, Paz e Esperança.

3. Papai Noel

Estudiosos afirmam que a figura do Papai Noel foi inspirada em um Bispo chamado Nicolau.

Nascido na Turquia em 280 d.C., o Bispo Nicolau era um homem de bom coração, que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés de suas casas.

O Bispo teve sua figura transformada em São Nicolau pela Igreja Católica e teve sua imagem associa ao Natal, na Alemanha, o que se espalhou pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, o Bispo recebeu o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do Século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de Inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho, vestindo-o nas cores vermelha e branca, com cinto preto.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. Esta campanha fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

4. Estrelas de Natal

As Estrelas de Natal simbolizam a Estrela que guiou os Reis Magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

5. Troca de Presentes

Trocar Presentes é uma das tradições mais antigas do Natal.

Esta tradição faz alusão ao fato de que os Reis Magos presentearam Jesus na manjedoura, além do fato de o Bispo Nicolau, que originou Papai Noel, ter sido conhecido por dar presentes.

6. Iluminações Natalinas

As Velas e as demais Iluminações Natalinas simbolizam Jesus, que afirmou ser a Luz do Mundo.

7. Ceia de Natal

Para algumas pessoas, a Ceia Natalina está associada à última ceia de Jesus ao lado de seus discípulos e, talvez esta associação realmente tenha alguma ligação.

Entretanto, de acordo com historiadores, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos que chegavam.

Estes forasteiros se confraternizavam, juntamente com a família que os recebia, naquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração, preparavam-se diversos pratos típicos de cada Região.

Essa Tradição espalhou-se pelo Mundo e cada país foi acrescentando suas particularidades locais à Ceia de Natal, como por exemplo, a adição do peru na Ceia Norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como foi o caso do Brasil.

Como Celebrar o Natal Verdadeiramente?

As tradições associadas às Celebrações Natalinas, em especial a Ceia de Natal e a Troca de Presentes, proporcionam forte aumento das vendas, constituindo a melhor época do ano para o comércio.

Mas, qual a forma de Celebrar o Natal, verdadeiramente?

Certamente, todas as comemorações e símbolos fazem parte da Grande Celebração, mas para além de enfeitar os ambientes, de trocar presentes e de confraternizar-se à mesa, é essencial ter em mente que:

Celebrar o Natal é fazer o nascimento de Jesus acontecer em nossos corações e refletir sobre sua mensagem, no Desejo e na Esperança de que o mundo viva em Paz, com Alegria, Fraternidade e União entre os homens.

Referências...

1. BURIM, L. A. Os Símbolos do Natal. Pulsando, n. 15, Apucarana, dez., 2004.

2. DOUGLAS, J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. São Paulo: Sociedade Religiosa. Edições Vida Nova, 1998.

3. ELWELL, W. A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. v. 3. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo, 1998.

4. QUINTA, V. O “Natal” e os Símbolos Pagãos que lhe estão Associados, kol-shofar. Estudos n. 147, jul. 2006.

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável