Yoga: Saiba Mais Sobre essa Prática Milenar

A prática de uma atividade física, de forma regular, proporciona inúmeros benefícios físicos e mentais, com grande ganho em bem-estar geral, para quem a adota. A escolha da modalidade irá depender dos objetivos, do gosto pessoal e, até mesmo, das limitações do praticante em questão. Contudo, qualquer que seja a modalidade adotada, será notável a melhora alcançada na Qualidade de Vida do praticante.

Para ajudar você, que sabe desses benefícios, mas tem dúvidas sobre qual prática adotar, o post de hoje apresenta um pouco do Yoga: o que é, como essa prática milenar pode ser realizada e quais serão as vantagens alcançadas por seus praticantes. Vamos lá?

Você Sabe o Que é Yoga?

Yoga é uma forma milenar de exercitar o corpo, cuja prática está concentrada em força, flexibilidade e respiração: trabalhando o corpo e a mente. Originário da Índia e ligado ao sistema religioso e filosófico do Budismo Hindu, com o passar dos tempos, o Yoga foi confirmando a inegável contribuição que sua prática regular pode conferir ao bem-estar físico, mental e emocional de seus seguidores. Atualmente, esta forma singular de exercitar corpo e mente conta com inúmeros adeptos em diversos países, nos quais recebeu adaptações e ganhou uma ampla variedade em sua forma original de ser praticada.

Há muitas formas possíveis de entender a palavra Yoga. Todavia, de um modo geral, o termo se refere à união que se pode estabelecer entre o ser individual “atman” e o ser cósmico universal “brahman”, que se encontram efetivamente separadas, provocando uma “sensação de vazio existencial no ser humano”.

Essa sensação de vazio impulsiona, primeiramente, a uma busca pela satisfação pessoal e apenas, posteriormente, ao conhecimento espiritual. Apesar de esse entendimento do termo Yoga, ter suas raízes no pensamento indiano, seu conteúdo e sua prática são universais, uma vez que tratam dos meios pelos quais podem-se realizar mudanças em todos os aspectos da vida de qualquer indivíduo.

Embasamento da Prática de Yoga

A prática de Yoga é embasada em uma filosofia com mais de 5000 anos, que busca a união entre corpo e mente. Essa busca por integração ocorre através de exercícios posturais, respirações, relaxamentos e meditações, sendo que em cada uma dessas possibilidades são desenvolvidos e aprimorados potenciais físicos e emocionais. O objetivo principal dessa prática é trabalhar o desenvolvimento de habilidades internas, dedicando-se não apenas ao aprimoramento de força e flexibilidade, mas também à mente para que se possa alcançar tranquilidade, equilíbrio, relaxamento, concentração e bem-estar.

Há estilos distintos de Yoga, cada um com sua forma de meditação e diferentes abordagens, mas todos contam com variações de posturas para exercitar o alinhamento de articulações e músculos, alcançar maior bem-estar corporal e tornar real o objetivo da união entre o corpo e a mente. Há também formas de respirações que auxiliam em: reeducação muscular, absorção do oxigênio e, controle e conhecimento das emoções dos praticantes. O aluno aprende ainda, como relaxar, ao descontrair cada parte do corpo, e técnicas para meditação, que mostram novas formas de o praticante olhar o mundo e a si mesmo.

Cuidados Básicos para Iniciantes em Yoga

Diversas Escolas de Yoga ensinam a prática, capacitando o aluno inclusive a executar algumas posições em casa. Entretanto, independentemente do local onde a prática irá ocorrer, é essencial observar certos cuidados básicos antes de iniciá-la, dentre os quais encontram-se:

1. Respeito aos limites

Conhecer e respeitar os próprios limites é essencial, em especial para principiantes. Apesar de no início, os movimentos serem limitados, praticar Yoga exige força e flexibilidade. Por isso, recomenda-se que portadores de labirintite, próteses, mobilidade reduzida, lesões, dores crônicas, hipertensos, cardiopatas, sob tratamento médico ou gestantes consultem um médico, antes de iniciar esta prática.

2. Vestimenta

O ideal é usar roupas leves, que permitam a execução de movimentos amplos e que também facilitem a transpiração; tecidos pesados ou muito apertados são inadequados e podem incomodar.

3. Material

Vale a pena investir no “mat”, uma espécie de colchonete utilizado para a prática de Yoga. Algumas academias emprestam-nos ou alugam para os praticantes, porém, devido à transpiração excessiva, ao longo do tempo estes podem adquirir um cheiro característico, que pode incomodar. Portanto, seja por questões de higiene ou preferência pessoal, seria interessante investir na compra de um “mat” próprio.

4. Foco

A concentração também é um dos pontos principais para a prática de Yoga. É preciso se concentrar nos movimentos e na respiração enquanto os exercícios são executados.

Benefícios para a Saúde Advindos da Prática de Yoga

Grande parte das pessoas vive sob tempestades de ideias: uma guerra de pensamentos que torna suas mentes tão turbulentas, que suas capacidades de concentração usual não passam de seis segundos. Mas, ao se dedicarem à prática de Yoga, descobrem grandes possibilidades da vida, libertando o corpo de tensões e agravos do estresse e, progressivamente, vão liberando a turbulência mental e emocional.

Inúmeros estudos comprovam os benefícios dessa prática regular e, no decorrer do tempo, a constância e adequação dos exercícios vão tornando o corpo mais forte e flexível, a mente mais quieta e tranquila e as emoções mais equilibradas. Dentre os diversos benefícios que essa prática proporciona aos seus praticantes, destacam-se: melhora na qualidade do sono, relaxamento muscular, ganho de flexibilidade, fortalecimento do Sistema Imunológico e melhoria na capacidade respiratória, melhora da autoestima, aumento da autoconfiança, equilíbrio interior e sensação de paz de espírito.

Dessa forma, praticar Yoga vem se firmando, cada vez mais, como um meio de proporcionar bem-estar e conhecimento a respeito do corpo e de si mesmo. Porém, como em toda prática de exercícios físicos, o ideal é que seja acompanhada por profissionais capacitados a orientar sua correta execução. Agora que você se inteirou deste assunto, poderá decidir-se por usufruir desses benefícios, não é mesmo?

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável