Seu Projeto Verão Começa Agora

O inverno é uma estação elegante, charmosa e aconchegante, mas pode esconder alguns perigos que podem favorecer o ganho de peso corporal.

A gastronomia da estação oferece alimentos altamente calóricos, como chocolates, cappuccinos, bebidas cremosas, doces, tortas, bolos, queijos, fondues, massas com molhos fumegantes à base de manteiga, queijos e cremes, bebidas alcoólicas e muito mais.

Para muitos, o inverno pode acabar se tornando sinônimo de aumento de peso, pela falta de cuidados com o corpo e com a alimentação. Tudo porque o clima frio, além de ser um estímulo aos alimentos calóricos, ainda pode fazer com que falte motivação para a prática de exercícios físicos, tornando esta bela estação: um convite à gula e ao sedentarismo.

Fisiologicamente, com o tempo mais seco e gelado, o organismo gasta cerca de 10% a mais de energia para produzir calor e manter a temperatura corporal. Isso leva à busca por pratos mais calóricos, que exercem uma atração irresistível, para acompanhar uma noite fria.

Como Passar Bem o Inverno e Chegar Ótimo ao Verão?

A melhor conduta é estar muito atento ao Comportamento Alimentar, fazendo escolhas alimentares mais inteligentes e conscientes, tanto para evitar o ganho de peso durante esse período, quanto para estimular o seu Sistema Imunológico a criar maior resistência contra resfriados, gripes e infecções, tão comuns no inverno. Abaixo, estão relacionadas algumas dicas para passar muito bem pela Estação mais fria do ano:

1. Ficar Muito Atento às Escolhas Alimentares

Sem dúvida esta é uma atitude fundamental, pois é a sua proteção contra o aumento de peso.

2. Consumir Frutas e Verduras da Estação

Por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fitoquímicos irão estimular o sistema imunológico, auxiliar na manutenção das defesas do organismo e prevenir as doenças comuns dessa estação;

3. Ingerir Líquidos sob a Forma de Água ou Chás de Ervas

A hidratação é muito importante, porque nessa época do ano, além de o tempo estar mais seco, há também diminuição na sensação de sede; consumir chás quentes de ervas é muito benéfico à saúde.

4. Limitar o Consumo de Bebidas Alcoólicas, como Vinho e Conhaque

É importante lembrar que 1g de álcool geram 7 Kcal de energia; logo, o consumo exagerado, além de intoxicar o fígado, favorece bastante o aumento de peso.

5. Controlar Bastante o Consumo de Alimentos Ricos em Energia

Em geral, são alimentos ricos em açúcares, farináceos e gorduras, que além de contribuírem para o aumento do peso e da gordura corporal, promovem a queda da Imunidade do organismo, tornando-o mais vulnerável às doenças do Inverno.

6. Muita atenção ao Escolher os Alimentos para o Jantar

O ideal é preferir consumir sopas em detrimento de lanches à base de pães, biscoitos e bolos. As sopas devem ser saudáveis, evitando-se as de pacote e àquelas feitas à base de embutidos, por seu alto tero de sódio, os cremes gordurosos e aquelas muito carregadas de amidos.

7. A Prática de Atividade Física é Fundamental

Os exercícios aeróbicos, como caminhadas, corrida, bicicleta e outras são opções interessantes para espantar o frio e manter o corpo animado, bem disposto e saudável. É isso mesmo, pois embora o Inverno possa parecer uma estação ideal para relaxar e tirar férias da academia, o exercício físico e os cuidados com a alimentação ainda são a combinação perfeita para o controle ou combate ao ganho de peso e preservação da saúde.

Afinal, não se pode esquecer que o Inverno passa muito rápido, mas os estragos, que os descuidos nesse período causam ao organismo, podem sabotar seu Projeto Verão que, com certeza, começa agora.

 

Baixe nosso e-book: 16 Passos para uma alimentação saudável