Batata Salsa: Carboidrato de Fácil Digestão
A batata salsa (Arracacia xanthorrhiza Bancroft) é uma planta tipicamente sul-americana, que tem como centro de origem a região andina de Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia. Cultivada há mais de 300 anos, é considerada um alimento essencial e de subsistência para a população desses países, por tratar-se de um alimento essencialmente energético.
As primeiras mudas de Batata Salsa foram trazidas da Colômbia para a Sociedade de Agricultura, no Rio de Janeiro, em 1907. Desde então, o cultivo espalhou-se pelos estados do Centro-Sul do Brasil, recebendo uma denominação distinta em cada região: Mandioquinha Salsa (Rio de Janeiro), Batata Baroa (São Paulo), Cenoura Amarela (Minas Gerais) Batata Salsa (Paraná e Santa Catarina), Batata Fiuza, Batata Aipo, entre outras. As áreas de altitude elevada e clima mais ameno de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo concentram a maior parte da produção nacional desse delicioso carboidrato.
Principais Nutrientes da Batata Salsa
A Batata Salsa constitui uma excelente fonte de:
- Carboidratos: rica em amido;
- Vitaminas: do Complexo B (B1: Tiamina; B2: Riboflavina; B3: Niacina e B6: Piridoxina) e C;
- Minerais: em especial potássio, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro;
- Fibras Solúveis: contribuem para o funcionamento intestinal;
- Betacaroteno: seu pigmento amarelo precursor da Vitamina A (Provitamina A).
Um Carboidrato de Fácil Digestão
O amido da Batata Salsa apresenta baixos teores de amilopectina (as cadeias mais complexas do amido). Além disso, seu amido apresenta ausência total de fatores antinutricionais, conferindo-lhe “status” de carboidrato de fácil digestão. Além disso, esta hortaliça constitui uma importante fonte de Vitamina B3, cuja carência pode causar graves lesões no aparelho digestivo, que interferem nos processos de digestão e absorção dos alimentos, o que pode comprometer o Estado Nutricional e provocar disfunções no Sistema Nervoso Central, originando desde simples dores de cabeça à demência.
Por seu elevado valor energético, propriedades nutricionais e ótima digestibilidade, a Batata Salsa é um alimento muito recomendado para suprir as necessidades diárias de bebês, crianças, idosos, esportistas, atletas, doentes em convalescença e de indivíduos que necessitam recuperar o Estado Nutricional.
Usos Terapêuticos da Batata Salsa
Do ponto de vista terapêutico, a batata salsa crua pode ser empregada: para combater dores de cabeça, sob a forma de compressas ou rodelas colocadas sobre a testa; e para combater irritações da pele sob a forma de rodelas colocadas sobre as áreas afetadas. Para eritemas ou queimaduras solares, o ideal é fazer-se uma compressa com batata salsa ralada, a qual deverá ser trocada três vezes ao dia.
O suco de batata salsa crua é considerado um excelente remédio para ulceras de estômago e duodeno, e bastante indicado para os que sofrem com doenças renais. Entretanto, esse suco deve ser ingerido em pequenas doses, uma vez que o uso excessivo pode provocar sintomas de intoxicação.
Como Incluir a Batata Salsa no Cardápio
Tradicionalmente, a Batata Salsa é considerada um alimento para ser consumido no Outono e no Inverno:
- Assada, cozida ou ensopada;
- Compondo sopas, cremes, canjas, suflês e purês;
- Cozida com outras hortaliças, acompanhando aves, carnes e peixes;
- Como substituto de cenoura, batata inglesa, mandioca e outros;
- Substituto da farinha de trigo, em receitas: nhoques, pães, bolos, bases de tortas doces e salgadas;
- Compondo saladas com maionese e outros tipos de molhos;
- Compondo papinhas para bebês, crianças, idosos e convalescentes.
Apesar de a Batata Salsa ser, predominantemente, usada para consumo direto, atualmente, sua demanda como matéria-prima para indústrias alimentícias vem crescendo para a produção de sopas, cremes, pré-cozidos, alimentos infantis (“papinhas”), através da extração de amido com processamento mínimo.